DIREITO DIGITAL
A proteção de direitos autorais é importante porque, sem ela, aqueles que passam inúmeras horas criando suas obras intelectuais podem ser explorados por qualquer pessoa e suas obras podem ser usadas por essas pessoas para seu próprio ganho comercial, o que é injusto para quem a criou. Com relação ao tema em tela, analise as assertivas a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I- Somente o autor pode ser considerado proprietário dos direitos autorais, visto que a lei de direitos autorais tem como objetivo primordial proteger o tempo, o esforço e a criatividade do criador da obra.
PORQUE
II- O proprietário dos direitos autorais tem direitos exclusivos com relação a sua obra, incluindo reprodução da obra, distribuições de cópias, e realização e exibição da obra publicamente, além poder autorizar outras pessoas a fazerem qualquer um dos direitos mencionados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
(Questão Enade - adaptada)
Texto 1:
A comunicação pública – que se diferencia da comunicação governamental – é entendida como a comunicação que ocorre no espaço formado por fluxos de informação e interação entre agentes públicos e atores sociais, em temas de interesse público, por meio da promoção do direito à informação. Essa forma de comunicação estabelece, por essa via, uma relação estrutural no debate sobre a democratização do Estado e na constituição de novas institucionalidades. (DUARTE, J. Instrumentos de Comunicação Pública. In: DUARTE, J. (Org.). Comunicação Pública – estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado). )
Texto 2-
A cobrança da sociedade por visibilidade está vinculada à necessidade de abrir acesso ao conteúdo informacional dos atos e gastos efetivados pelo governo. No Brasil, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) é um dos dispositivos legais que busca tornar menos obscuro o conhecimento da informação por parte dos cidadãos, no que se refere à forma como os recursos públicos são administrados. (FIGUEIREDO, V. S.; SANTOS, W. J. L. Transparência e Controle Social na Administração Pública. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado). )
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I- A disponibilização pública de informações incentiva a prática da democracia, do exercício da cidadania, da boa governança, da transparência e da interação dos governos tanto internamente quanto em sua relação com os demais membros.
II- A comunicação governamental, embora mais pontual que a comunicação pública, contempla ações desempenhadas pelos governos, seus órgãos e entidades, tendo como finalidade o endomarketing nos órgãos governamentais.
III- O Governo Eletrônico/Digital é um instrumento que visa melhorar os serviços públicos e o relacionamento com a sociedade, ao disponibilizar informações, serviços e canais de relacionamento direto entre governo e cidadãos.
É correto o que se afirma em:
Somente a assertiva II está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
Com o avanço da tecnologia e o crescimento da internet, surgiu a necessidade de definir padrões de comportamento em redes sociais, sites, e-commerces, aplicativos e afins, ou seja, de um Direito Digital Para isso foi editada o Marco Civil da Internet, que se tornou a “Constituição da Internet”. Sobre os conceitos estabelecidos na lei do marco civil da internet, relacione as colunas
I-Terminal.
II- Aplicações da Internet.
III- Conexão à internet.
A- O conjunto de funcionalidades que podem ser acessadas por meio de um terminal conectado à internet.
B- O computador ou qualquer dispositivo que se conecte à internet.
C- A habilitação de um terminal para envio e recebimento de pacotes de dados pela internet, mediante a atribuição ou autenticação de um endereço IP.
A alternativa que apresenta a sequência correta de conceitos é:
I-B; II-A; III-C.
I-C; II-B; III-A
I-C; II-A; III-B.
I-B; II-C; III-A.
I-A; II-C; III-B.
O artigo 7ºda lei 12.965 de Abril de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, apresenta o Rol de direitos dos usuários de Internet no Brasil, enfatizando que caso haja violação da proteção a intimidade e à vida privada, também asseguradas pela Constituição de 1988, torna-se cabível uma indenização. Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir:
I- Com o advento do Marco Civil da Internet, o acesso à internet passou a ser condição para a cidadania, e como tal, o cabe ao poder público demandar uma série de iniciativas, proporcionando a responsabilidade social.
II- A suspensão da conexão à internet, que não seja por motivo de débito decorrente de sua utilização, é violação a direitos dos usuários, sendo cabível reparação pode danos morais e materiais decorrentes e comprovados.
III- Embora haja proteção constitucional à intimidade e à vida privada o Marco é a primeira lei infraconstitucional que regulamento o tema e bem esclarece ser cabível somente indenização por dano moral decorrente de violação à intimidade e vida privada no âmbito da Internet.
É correto o que se afirma em:
Somente a assertiva I está correta.
Somente as assertivas I e II estão corretas.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
A sociedade contemporânea vive o fenômeno das mídias digitais de forma intensa. Nelas, são veiculadas diariamente notícias verdadeiras e também fake news. Em algumas oportunidades, reconstroem fatos que causam traumas àqueles que viveram o evento ou que expõem em demasia ao público aquilo que se pretende privado. O mundo virtual é capaz de causar danos, riscos terminais à privacidade e à autonomia individual, emanados da ampla abertura da arena pública aos interesses privados [e também o inverso], e sua gradual mas incessante transformação numa espécie de teatro de variedades dedicado à diversão ligeira.
BAUMAN, Z. Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013 (adaptado).
A partir das ideias apresentadas, analise as assertivas a seguir:
I- A velocidade, amplitude e profundidade dessa revolução nos provoca um novo olhar para o desenvolvimento dos países, para o valor gerado pelas organizações bem como para o papel do ser humano nesse engendramento. Nesse sentido, a indústria 4.0 pode ser limitada à mudança impulsionada pela tecnologia.
II- A Internet é a tecnologia decisiva da Era da Informação, da mesma forma que o motor elétrico foi o vetor de transformação tecnológica da Era Industrial. Essa rede global de computadores, hoje amplamente baseada em plataformas de comunicação sem fio, fornece capacidade onipresente de comunicação interativa multimodal no tempo escolhido, transcendendo o espaço.
III- Por meio de um olhar crítico, pode-se afirmar que apesar de a Internet sido pensada para tornar as empresas mais eficientes, democratizar a educação e conectar pessoas separadas por grandes distâncias, Hoje, seu foco está na parte negativa da tecnologia, visto que o que mais se dissemina com a internet são a fraude, o roubo, a invasão de privacidade e a disseminação de discursos de ódio.
É correto o que se afirma em:
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva II está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
A sociedade está evoluindo tão rápido que é quase difícil acompanhá-la. Entre as inovações mais importantes das últimas décadas, a Internet deve certamente ser mencionada, sem a qual hoje seria difícil imaginar nossas vidas . Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir, e estabeleça a relação entre elas:
I- Todos os cidadãos têm o direito e a liberdade de usar qualquer tipo de tecnologia digital de maneira adequada e razoável.
PORQUE
II-Com o advento do marco civil da internet, fica claro e evidente que o acesso a internet passa a ser condição para a cidadania.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.A
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade que inclui os países mais ricos do mundo, em uma dada reunião de cúpula no ano de 2019, estabeleceu alguns princípios para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA). Ao todo, 42 países assinaram o documento, incluindo o Brasil. Concomitante ao conjunto de princípios, a OCDE também disponibilizou algumas recomendações, as quais são consideradas referências para políticos, investidores e empresas que se aventuram nas IAs.
Sobre as recomendações feitas pelas pela OCDE, relativas à Inteligência Artificial, analise as proposições a seguir:
I - Promover ecossistemas acessíveis de inteligência artificial, com infraestruturas e tecnologias digitais e mecanismos para compartilhamento de dados e conhecimento.
II - Colaborar internacional e intersetorialmente para compartilhar informações, desenvolver padrões e trabalhar para o gerenciamento responsável da inteligência artificial.
III - Criar um ambiente político que abre caminho para a implantação de sistemas de IA confiáveis.
Está em acordo com as recomendações da OCDE o que se descreve:
Nas proposições I e II apenas.
Nas proposições I, II e III.
Nas proposições I e III apenas.
Nas proposições II e III apenas.
Na proposição III apenas.
A inovação tecnológica está transformando todos os setores da economia e da sociedade. Da mídia às finanças, passando pela saúde, educação e comércio, não há atividade que escape das mudanças provocadas pela tecnologia. Especificamente relativo ao Agronegócio, analise as proposições a seguir e coloque “V” nas verdadeiras e “F” nas falsas.
( ) No Agronegócio, é plausível aceitar que ferramentas da Inteligência Artificial podem aumentar as capacidades humanas para melhorar a produtividade agrícola, incluindo monitoramento de safras, robótica e análise de previsão.
( ) Faz bastante sentido imaginar que o futuro, podemos comer alimentos que foram plantados, regados, monitorados, colhidos, classificados e entregues sem intervenção humana.
( ) Apesar do avanço da tecnologia em Inteligência Artificial, não se tem, ainda, nada que possa nos levar a crer que esta forma de tecnologia seja capaz de reconhecer doenças de culturas e danos causados por pragas. Razão pela qual, no Agronegócio, a IA praticamente não é aplicada.
( ) Por mais paradoxal que possa parecer, um motorista humano pode ensinar o layout da fazenda ao sistema do trator e depois tirar as mãos do volante que este navegará automaticamente pela fazenda e/ou terrenos particulares. São os chamados veículos autônomos.
( ) O uso de drones agrícolas já é uma realidade, em geral eles coletam imagens e outras estatísticas que uma ferramenta de IA combina com dados de imagens, clima, solo e patologia de plantas especializada para fornecer um painel visual da fazenda com sobreposições analíticas.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.
F - V- F - V - V.
V - V- F - V - V.
V - V- V - V - V.
V - V- V - F - V.
V - F- F - V - V.
A Lei 12.737/12, que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos, foi publicada no diário oficial da União no dia 03 de Dezembro de 2012.
Tal lei ganhou notoriedade porque, antes mesmo de publicada e sancionada, já havia recebido o nome de “Lei Carolina Dieckmann”. Tal apelido se deu em razão da repercussão do caso no qual a atriz teve seu computador invadido e seus arquivos pessoais subtraídos, inclusive com a publicação de fotos íntimas que rapidamente se espalharam pela internet através das redes sociais. Sobre o disposto na referida lei, analise as assertivas e a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I- Para os crimes definidos no Art. 154-A, somente se procede investigação mediante representação, incluindo o crime cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou contra empresas concessionárias de serviços públicos.
PORQUE
II- A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou de seu representante legal, informando de forma clara, direta e expressa, que deseja a instauração e prosseguimento de uma ação penal. Trata-se de uma autorização do ofendido ou seu representante para que o titular da ação penal, o Ministério Público, atue em seu nome.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A Lei nº 12.737/2012, também conhecida como Lei dos Crimes Cibernéticos, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Essa lei introduziu O artigo 154-A no código penal, que dispõe que :”Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa”. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir e a relação entre elas:
I- O Bem jurídico tutelado pelo artigo 154- A da lei 12.737/12 é a proteção da privacidade.
PORQUE
II-Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal, além a vontade de controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo. No entanto, a privacidade pode ser violada sem maiores consequências se for para emissão de matérias de entretenimento, ainda que fantasiosa, visto que o jornalismo leve e descontraído beneficia a coletividade. O bem estar coletivo deve prevalecer sobre o direito particular de determinada pessoa à sua privacidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
(Questão Enade - adaptada)
Texto 1:
A comunicação pública – que se diferencia da comunicação governamental – é entendida como a comunicação que ocorre no espaço formado por fluxos de informação e interação entre agentes públicos e atores sociais, em temas de interesse público, por meio da promoção do direito à informação. Essa forma de comunicação estabelece, por essa via, uma relação estrutural no debate sobre a democratização do Estado e na constituição de novas institucionalidades. (DUARTE, J. Instrumentos de Comunicação Pública. In: DUARTE, J. (Org.). Comunicação Pública – estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado). )
Texto 2-
A cobrança da sociedade por visibilidade está vinculada à necessidade de abrir acesso ao conteúdo informacional dos atos e gastos efetivados pelo governo. No Brasil, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) é um dos dispositivos legais que busca tornar menos obscuro o conhecimento da informação por parte dos cidadãos, no que se refere à forma como os recursos públicos são administrados. (FIGUEIREDO, V. S.; SANTOS, W. J. L. Transparência e Controle Social na Administração Pública. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado). )
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I- A disponibilização pública de informações incentiva a prática da democracia, do exercício da cidadania, da boa governança, da transparência e da interação dos governos tanto internamente quanto em sua relação com os demais membros.
II- A comunicação governamental, embora mais pontual que a comunicação pública, contempla ações desempenhadas pelos governos, seus órgãos e entidades, tendo como finalidade o endomarketing nos órgãos governamentais.
III- O Governo Eletrônico/Digital é um instrumento que visa melhorar os serviços públicos e o relacionamento com a sociedade, ao disponibilizar informações, serviços e canais de relacionamento direto entre governo e cidadãos.
É correto o que se afirma em:
Somente a assertiva II está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
Com o avanço da tecnologia e o crescimento da internet, surgiu a necessidade de definir padrões de comportamento em redes sociais, sites, e-commerces, aplicativos e afins, ou seja, de um Direito Digital Para isso foi editada o Marco Civil da Internet, que se tornou a “Constituição da Internet”. Sobre os conceitos estabelecidos na lei do marco civil da internet, relacione as colunas
I-Terminal.
II- Aplicações da Internet.
III- Conexão à internet.
A- O conjunto de funcionalidades que podem ser acessadas por meio de um terminal conectado à internet.
B- O computador ou qualquer dispositivo que se conecte à internet.
C- A habilitação de um terminal para envio e recebimento de pacotes de dados pela internet, mediante a atribuição ou autenticação de um endereço IP.
A alternativa que apresenta a sequência correta de conceitos é:
I-B; II-A; III-C.
I-C; II-B; III-A
I-C; II-A; III-B.
I-B; II-C; III-A.
I-A; II-C; III-B.
O artigo 7ºda lei 12.965 de Abril de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, apresenta o Rol de direitos dos usuários de Internet no Brasil, enfatizando que caso haja violação da proteção a intimidade e à vida privada, também asseguradas pela Constituição de 1988, torna-se cabível uma indenização. Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir:
I- Com o advento do Marco Civil da Internet, o acesso à internet passou a ser condição para a cidadania, e como tal, o cabe ao poder público demandar uma série de iniciativas, proporcionando a responsabilidade social.
II- A suspensão da conexão à internet, que não seja por motivo de débito decorrente de sua utilização, é violação a direitos dos usuários, sendo cabível reparação pode danos morais e materiais decorrentes e comprovados.
III- Embora haja proteção constitucional à intimidade e à vida privada o Marco é a primeira lei infraconstitucional que regulamento o tema e bem esclarece ser cabível somente indenização por dano moral decorrente de violação à intimidade e vida privada no âmbito da Internet.
É correto o que se afirma em:
Somente a assertiva I está correta.
Somente as assertivas I e II estão corretas.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
A sociedade contemporânea vive o fenômeno das mídias digitais de forma intensa. Nelas, são veiculadas diariamente notícias verdadeiras e também fake news. Em algumas oportunidades, reconstroem fatos que causam traumas àqueles que viveram o evento ou que expõem em demasia ao público aquilo que se pretende privado. O mundo virtual é capaz de causar danos, riscos terminais à privacidade e à autonomia individual, emanados da ampla abertura da arena pública aos interesses privados [e também o inverso], e sua gradual mas incessante transformação numa espécie de teatro de variedades dedicado à diversão ligeira.
BAUMAN, Z. Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013 (adaptado).
A partir das ideias apresentadas, analise as assertivas a seguir:
I- A velocidade, amplitude e profundidade dessa revolução nos provoca um novo olhar para o desenvolvimento dos países, para o valor gerado pelas organizações bem como para o papel do ser humano nesse engendramento. Nesse sentido, a indústria 4.0 pode ser limitada à mudança impulsionada pela tecnologia.
II- A Internet é a tecnologia decisiva da Era da Informação, da mesma forma que o motor elétrico foi o vetor de transformação tecnológica da Era Industrial. Essa rede global de computadores, hoje amplamente baseada em plataformas de comunicação sem fio, fornece capacidade onipresente de comunicação interativa multimodal no tempo escolhido, transcendendo o espaço.
III- Por meio de um olhar crítico, pode-se afirmar que apesar de a Internet sido pensada para tornar as empresas mais eficientes, democratizar a educação e conectar pessoas separadas por grandes distâncias, Hoje, seu foco está na parte negativa da tecnologia, visto que o que mais se dissemina com a internet são a fraude, o roubo, a invasão de privacidade e a disseminação de discursos de ódio.
É correto o que se afirma em:
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva II está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
A sociedade está evoluindo tão rápido que é quase difícil acompanhá-la. Entre as inovações mais importantes das últimas décadas, a Internet deve certamente ser mencionada, sem a qual hoje seria difícil imaginar nossas vidas . Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir, e estabeleça a relação entre elas:
I- Todos os cidadãos têm o direito e a liberdade de usar qualquer tipo de tecnologia digital de maneira adequada e razoável.
PORQUE
II-Com o advento do marco civil da internet, fica claro e evidente que o acesso a internet passa a ser condição para a cidadania.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.A
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade que inclui os países mais ricos do mundo, em uma dada reunião de cúpula no ano de 2019, estabeleceu alguns princípios para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA). Ao todo, 42 países assinaram o documento, incluindo o Brasil. Concomitante ao conjunto de princípios, a OCDE também disponibilizou algumas recomendações, as quais são consideradas referências para políticos, investidores e empresas que se aventuram nas IAs.
Sobre as recomendações feitas pelas pela OCDE, relativas à Inteligência Artificial, analise as proposições a seguir:
I - Promover ecossistemas acessíveis de inteligência artificial, com infraestruturas e tecnologias digitais e mecanismos para compartilhamento de dados e conhecimento.
II - Colaborar internacional e intersetorialmente para compartilhar informações, desenvolver padrões e trabalhar para o gerenciamento responsável da inteligência artificial.
III - Criar um ambiente político que abre caminho para a implantação de sistemas de IA confiáveis.
Está em acordo com as recomendações da OCDE o que se descreve:
Nas proposições I e II apenas.
Nas proposições I, II e III.
Nas proposições I e III apenas.
Nas proposições II e III apenas.
Na proposição III apenas.
A inovação tecnológica está transformando todos os setores da economia e da sociedade. Da mídia às finanças, passando pela saúde, educação e comércio, não há atividade que escape das mudanças provocadas pela tecnologia. Especificamente relativo ao Agronegócio, analise as proposições a seguir e coloque “V” nas verdadeiras e “F” nas falsas.
( ) No Agronegócio, é plausível aceitar que ferramentas da Inteligência Artificial podem aumentar as capacidades humanas para melhorar a produtividade agrícola, incluindo monitoramento de safras, robótica e análise de previsão.
( ) Faz bastante sentido imaginar que o futuro, podemos comer alimentos que foram plantados, regados, monitorados, colhidos, classificados e entregues sem intervenção humana.
( ) Apesar do avanço da tecnologia em Inteligência Artificial, não se tem, ainda, nada que possa nos levar a crer que esta forma de tecnologia seja capaz de reconhecer doenças de culturas e danos causados por pragas. Razão pela qual, no Agronegócio, a IA praticamente não é aplicada.
( ) Por mais paradoxal que possa parecer, um motorista humano pode ensinar o layout da fazenda ao sistema do trator e depois tirar as mãos do volante que este navegará automaticamente pela fazenda e/ou terrenos particulares. São os chamados veículos autônomos.
( ) O uso de drones agrícolas já é uma realidade, em geral eles coletam imagens e outras estatísticas que uma ferramenta de IA combina com dados de imagens, clima, solo e patologia de plantas especializada para fornecer um painel visual da fazenda com sobreposições analíticas.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.
F - V- F - V - V.
V - V- F - V - V.
V - V- V - V - V.
V - V- V - F - V.
V - F- F - V - V.
A Lei 12.737/12, que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos, foi publicada no diário oficial da União no dia 03 de Dezembro de 2012.
Tal lei ganhou notoriedade porque, antes mesmo de publicada e sancionada, já havia recebido o nome de “Lei Carolina Dieckmann”. Tal apelido se deu em razão da repercussão do caso no qual a atriz teve seu computador invadido e seus arquivos pessoais subtraídos, inclusive com a publicação de fotos íntimas que rapidamente se espalharam pela internet através das redes sociais. Sobre o disposto na referida lei, analise as assertivas e a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I- Para os crimes definidos no Art. 154-A, somente se procede investigação mediante representação, incluindo o crime cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou contra empresas concessionárias de serviços públicos.
PORQUE
II- A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou de seu representante legal, informando de forma clara, direta e expressa, que deseja a instauração e prosseguimento de uma ação penal. Trata-se de uma autorização do ofendido ou seu representante para que o titular da ação penal, o Ministério Público, atue em seu nome.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A Lei nº 12.737/2012, também conhecida como Lei dos Crimes Cibernéticos, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Essa lei introduziu O artigo 154-A no código penal, que dispõe que :”Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa”. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir e a relação entre elas:
I- O Bem jurídico tutelado pelo artigo 154- A da lei 12.737/12 é a proteção da privacidade.
PORQUE
II-Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal, além a vontade de controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo. No entanto, a privacidade pode ser violada sem maiores consequências se for para emissão de matérias de entretenimento, ainda que fantasiosa, visto que o jornalismo leve e descontraído beneficia a coletividade. O bem estar coletivo deve prevalecer sobre o direito particular de determinada pessoa à sua privacidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
Somente a assertiva II está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
Com o avanço da tecnologia e o crescimento da internet, surgiu a necessidade de definir padrões de comportamento em redes sociais, sites, e-commerces, aplicativos e afins, ou seja, de um Direito Digital Para isso foi editada o Marco Civil da Internet, que se tornou a “Constituição da Internet”. Sobre os conceitos estabelecidos na lei do marco civil da internet, relacione as colunas
I-Terminal.
II- Aplicações da Internet.
III- Conexão à internet.
A- O conjunto de funcionalidades que podem ser acessadas por meio de um terminal conectado à internet.
B- O computador ou qualquer dispositivo que se conecte à internet.
C- A habilitação de um terminal para envio e recebimento de pacotes de dados pela internet, mediante a atribuição ou autenticação de um endereço IP.
A alternativa que apresenta a sequência correta de conceitos é:
I-B; II-A; III-C.
I-C; II-B; III-A
I-C; II-A; III-B.
I-B; II-C; III-A.
I-A; II-C; III-B.
O artigo 7ºda lei 12.965 de Abril de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, apresenta o Rol de direitos dos usuários de Internet no Brasil, enfatizando que caso haja violação da proteção a intimidade e à vida privada, também asseguradas pela Constituição de 1988, torna-se cabível uma indenização. Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir:
I- Com o advento do Marco Civil da Internet, o acesso à internet passou a ser condição para a cidadania, e como tal, o cabe ao poder público demandar uma série de iniciativas, proporcionando a responsabilidade social.
II- A suspensão da conexão à internet, que não seja por motivo de débito decorrente de sua utilização, é violação a direitos dos usuários, sendo cabível reparação pode danos morais e materiais decorrentes e comprovados.
III- Embora haja proteção constitucional à intimidade e à vida privada o Marco é a primeira lei infraconstitucional que regulamento o tema e bem esclarece ser cabível somente indenização por dano moral decorrente de violação à intimidade e vida privada no âmbito da Internet.
É correto o que se afirma em:
Somente a assertiva I está correta.
Somente as assertivas I e II estão corretas.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
A sociedade contemporânea vive o fenômeno das mídias digitais de forma intensa. Nelas, são veiculadas diariamente notícias verdadeiras e também fake news. Em algumas oportunidades, reconstroem fatos que causam traumas àqueles que viveram o evento ou que expõem em demasia ao público aquilo que se pretende privado. O mundo virtual é capaz de causar danos, riscos terminais à privacidade e à autonomia individual, emanados da ampla abertura da arena pública aos interesses privados [e também o inverso], e sua gradual mas incessante transformação numa espécie de teatro de variedades dedicado à diversão ligeira.
BAUMAN, Z. Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013 (adaptado).
A partir das ideias apresentadas, analise as assertivas a seguir:
I- A velocidade, amplitude e profundidade dessa revolução nos provoca um novo olhar para o desenvolvimento dos países, para o valor gerado pelas organizações bem como para o papel do ser humano nesse engendramento. Nesse sentido, a indústria 4.0 pode ser limitada à mudança impulsionada pela tecnologia.
II- A Internet é a tecnologia decisiva da Era da Informação, da mesma forma que o motor elétrico foi o vetor de transformação tecnológica da Era Industrial. Essa rede global de computadores, hoje amplamente baseada em plataformas de comunicação sem fio, fornece capacidade onipresente de comunicação interativa multimodal no tempo escolhido, transcendendo o espaço.
III- Por meio de um olhar crítico, pode-se afirmar que apesar de a Internet sido pensada para tornar as empresas mais eficientes, democratizar a educação e conectar pessoas separadas por grandes distâncias, Hoje, seu foco está na parte negativa da tecnologia, visto que o que mais se dissemina com a internet são a fraude, o roubo, a invasão de privacidade e a disseminação de discursos de ódio.
É correto o que se afirma em:
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva II está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
A sociedade está evoluindo tão rápido que é quase difícil acompanhá-la. Entre as inovações mais importantes das últimas décadas, a Internet deve certamente ser mencionada, sem a qual hoje seria difícil imaginar nossas vidas . Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir, e estabeleça a relação entre elas:
I- Todos os cidadãos têm o direito e a liberdade de usar qualquer tipo de tecnologia digital de maneira adequada e razoável.
PORQUE
II-Com o advento do marco civil da internet, fica claro e evidente que o acesso a internet passa a ser condição para a cidadania.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.A
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade que inclui os países mais ricos do mundo, em uma dada reunião de cúpula no ano de 2019, estabeleceu alguns princípios para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA). Ao todo, 42 países assinaram o documento, incluindo o Brasil. Concomitante ao conjunto de princípios, a OCDE também disponibilizou algumas recomendações, as quais são consideradas referências para políticos, investidores e empresas que se aventuram nas IAs.
Sobre as recomendações feitas pelas pela OCDE, relativas à Inteligência Artificial, analise as proposições a seguir:
I - Promover ecossistemas acessíveis de inteligência artificial, com infraestruturas e tecnologias digitais e mecanismos para compartilhamento de dados e conhecimento.
II - Colaborar internacional e intersetorialmente para compartilhar informações, desenvolver padrões e trabalhar para o gerenciamento responsável da inteligência artificial.
III - Criar um ambiente político que abre caminho para a implantação de sistemas de IA confiáveis.
Está em acordo com as recomendações da OCDE o que se descreve:
Nas proposições I e II apenas.
Nas proposições I, II e III.
Nas proposições I e III apenas.
Nas proposições II e III apenas.
Na proposição III apenas.
A inovação tecnológica está transformando todos os setores da economia e da sociedade. Da mídia às finanças, passando pela saúde, educação e comércio, não há atividade que escape das mudanças provocadas pela tecnologia. Especificamente relativo ao Agronegócio, analise as proposições a seguir e coloque “V” nas verdadeiras e “F” nas falsas.
( ) No Agronegócio, é plausível aceitar que ferramentas da Inteligência Artificial podem aumentar as capacidades humanas para melhorar a produtividade agrícola, incluindo monitoramento de safras, robótica e análise de previsão.
( ) Faz bastante sentido imaginar que o futuro, podemos comer alimentos que foram plantados, regados, monitorados, colhidos, classificados e entregues sem intervenção humana.
( ) Apesar do avanço da tecnologia em Inteligência Artificial, não se tem, ainda, nada que possa nos levar a crer que esta forma de tecnologia seja capaz de reconhecer doenças de culturas e danos causados por pragas. Razão pela qual, no Agronegócio, a IA praticamente não é aplicada.
( ) Por mais paradoxal que possa parecer, um motorista humano pode ensinar o layout da fazenda ao sistema do trator e depois tirar as mãos do volante que este navegará automaticamente pela fazenda e/ou terrenos particulares. São os chamados veículos autônomos.
( ) O uso de drones agrícolas já é uma realidade, em geral eles coletam imagens e outras estatísticas que uma ferramenta de IA combina com dados de imagens, clima, solo e patologia de plantas especializada para fornecer um painel visual da fazenda com sobreposições analíticas.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.
F - V- F - V - V.
V - V- F - V - V.
V - V- V - V - V.
V - V- V - F - V.
V - F- F - V - V.
A Lei 12.737/12, que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos, foi publicada no diário oficial da União no dia 03 de Dezembro de 2012.
Tal lei ganhou notoriedade porque, antes mesmo de publicada e sancionada, já havia recebido o nome de “Lei Carolina Dieckmann”. Tal apelido se deu em razão da repercussão do caso no qual a atriz teve seu computador invadido e seus arquivos pessoais subtraídos, inclusive com a publicação de fotos íntimas que rapidamente se espalharam pela internet através das redes sociais. Sobre o disposto na referida lei, analise as assertivas e a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I- Para os crimes definidos no Art. 154-A, somente se procede investigação mediante representação, incluindo o crime cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou contra empresas concessionárias de serviços públicos.
PORQUE
II- A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou de seu representante legal, informando de forma clara, direta e expressa, que deseja a instauração e prosseguimento de uma ação penal. Trata-se de uma autorização do ofendido ou seu representante para que o titular da ação penal, o Ministério Público, atue em seu nome.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A Lei nº 12.737/2012, também conhecida como Lei dos Crimes Cibernéticos, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Essa lei introduziu O artigo 154-A no código penal, que dispõe que :”Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa”. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir e a relação entre elas:
I- O Bem jurídico tutelado pelo artigo 154- A da lei 12.737/12 é a proteção da privacidade.
PORQUE
II-Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal, além a vontade de controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo. No entanto, a privacidade pode ser violada sem maiores consequências se for para emissão de matérias de entretenimento, ainda que fantasiosa, visto que o jornalismo leve e descontraído beneficia a coletividade. O bem estar coletivo deve prevalecer sobre o direito particular de determinada pessoa à sua privacidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
I-B; II-A; III-C.
I-C; II-B; III-A
I-C; II-A; III-B.
I-B; II-C; III-A.
I-A; II-C; III-B.
O artigo 7ºda lei 12.965 de Abril de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, apresenta o Rol de direitos dos usuários de Internet no Brasil, enfatizando que caso haja violação da proteção a intimidade e à vida privada, também asseguradas pela Constituição de 1988, torna-se cabível uma indenização. Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir:
I- Com o advento do Marco Civil da Internet, o acesso à internet passou a ser condição para a cidadania, e como tal, o cabe ao poder público demandar uma série de iniciativas, proporcionando a responsabilidade social.
II- A suspensão da conexão à internet, que não seja por motivo de débito decorrente de sua utilização, é violação a direitos dos usuários, sendo cabível reparação pode danos morais e materiais decorrentes e comprovados.
III- Embora haja proteção constitucional à intimidade e à vida privada o Marco é a primeira lei infraconstitucional que regulamento o tema e bem esclarece ser cabível somente indenização por dano moral decorrente de violação à intimidade e vida privada no âmbito da Internet.
É correto o que se afirma em:
Somente a assertiva I está correta.
Somente as assertivas I e II estão corretas.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
A sociedade contemporânea vive o fenômeno das mídias digitais de forma intensa. Nelas, são veiculadas diariamente notícias verdadeiras e também fake news. Em algumas oportunidades, reconstroem fatos que causam traumas àqueles que viveram o evento ou que expõem em demasia ao público aquilo que se pretende privado. O mundo virtual é capaz de causar danos, riscos terminais à privacidade e à autonomia individual, emanados da ampla abertura da arena pública aos interesses privados [e também o inverso], e sua gradual mas incessante transformação numa espécie de teatro de variedades dedicado à diversão ligeira.
BAUMAN, Z. Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013 (adaptado).
A partir das ideias apresentadas, analise as assertivas a seguir:
I- A velocidade, amplitude e profundidade dessa revolução nos provoca um novo olhar para o desenvolvimento dos países, para o valor gerado pelas organizações bem como para o papel do ser humano nesse engendramento. Nesse sentido, a indústria 4.0 pode ser limitada à mudança impulsionada pela tecnologia.
II- A Internet é a tecnologia decisiva da Era da Informação, da mesma forma que o motor elétrico foi o vetor de transformação tecnológica da Era Industrial. Essa rede global de computadores, hoje amplamente baseada em plataformas de comunicação sem fio, fornece capacidade onipresente de comunicação interativa multimodal no tempo escolhido, transcendendo o espaço.
III- Por meio de um olhar crítico, pode-se afirmar que apesar de a Internet sido pensada para tornar as empresas mais eficientes, democratizar a educação e conectar pessoas separadas por grandes distâncias, Hoje, seu foco está na parte negativa da tecnologia, visto que o que mais se dissemina com a internet são a fraude, o roubo, a invasão de privacidade e a disseminação de discursos de ódio.
É correto o que se afirma em:
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva II está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
A sociedade está evoluindo tão rápido que é quase difícil acompanhá-la. Entre as inovações mais importantes das últimas décadas, a Internet deve certamente ser mencionada, sem a qual hoje seria difícil imaginar nossas vidas . Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir, e estabeleça a relação entre elas:
I- Todos os cidadãos têm o direito e a liberdade de usar qualquer tipo de tecnologia digital de maneira adequada e razoável.
PORQUE
II-Com o advento do marco civil da internet, fica claro e evidente que o acesso a internet passa a ser condição para a cidadania.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.A
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade que inclui os países mais ricos do mundo, em uma dada reunião de cúpula no ano de 2019, estabeleceu alguns princípios para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA). Ao todo, 42 países assinaram o documento, incluindo o Brasil. Concomitante ao conjunto de princípios, a OCDE também disponibilizou algumas recomendações, as quais são consideradas referências para políticos, investidores e empresas que se aventuram nas IAs.
Sobre as recomendações feitas pelas pela OCDE, relativas à Inteligência Artificial, analise as proposições a seguir:
I - Promover ecossistemas acessíveis de inteligência artificial, com infraestruturas e tecnologias digitais e mecanismos para compartilhamento de dados e conhecimento.
II - Colaborar internacional e intersetorialmente para compartilhar informações, desenvolver padrões e trabalhar para o gerenciamento responsável da inteligência artificial.
III - Criar um ambiente político que abre caminho para a implantação de sistemas de IA confiáveis.
Está em acordo com as recomendações da OCDE o que se descreve:
Nas proposições I e II apenas.
Nas proposições I, II e III.
Nas proposições I e III apenas.
Nas proposições II e III apenas.
Na proposição III apenas.
A inovação tecnológica está transformando todos os setores da economia e da sociedade. Da mídia às finanças, passando pela saúde, educação e comércio, não há atividade que escape das mudanças provocadas pela tecnologia. Especificamente relativo ao Agronegócio, analise as proposições a seguir e coloque “V” nas verdadeiras e “F” nas falsas.
( ) No Agronegócio, é plausível aceitar que ferramentas da Inteligência Artificial podem aumentar as capacidades humanas para melhorar a produtividade agrícola, incluindo monitoramento de safras, robótica e análise de previsão.
( ) Faz bastante sentido imaginar que o futuro, podemos comer alimentos que foram plantados, regados, monitorados, colhidos, classificados e entregues sem intervenção humana.
( ) Apesar do avanço da tecnologia em Inteligência Artificial, não se tem, ainda, nada que possa nos levar a crer que esta forma de tecnologia seja capaz de reconhecer doenças de culturas e danos causados por pragas. Razão pela qual, no Agronegócio, a IA praticamente não é aplicada.
( ) Por mais paradoxal que possa parecer, um motorista humano pode ensinar o layout da fazenda ao sistema do trator e depois tirar as mãos do volante que este navegará automaticamente pela fazenda e/ou terrenos particulares. São os chamados veículos autônomos.
( ) O uso de drones agrícolas já é uma realidade, em geral eles coletam imagens e outras estatísticas que uma ferramenta de IA combina com dados de imagens, clima, solo e patologia de plantas especializada para fornecer um painel visual da fazenda com sobreposições analíticas.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.
F - V- F - V - V.
V - V- F - V - V.
V - V- V - V - V.
V - V- V - F - V.
V - F- F - V - V.
A Lei 12.737/12, que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos, foi publicada no diário oficial da União no dia 03 de Dezembro de 2012.
Tal lei ganhou notoriedade porque, antes mesmo de publicada e sancionada, já havia recebido o nome de “Lei Carolina Dieckmann”. Tal apelido se deu em razão da repercussão do caso no qual a atriz teve seu computador invadido e seus arquivos pessoais subtraídos, inclusive com a publicação de fotos íntimas que rapidamente se espalharam pela internet através das redes sociais. Sobre o disposto na referida lei, analise as assertivas e a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I- Para os crimes definidos no Art. 154-A, somente se procede investigação mediante representação, incluindo o crime cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou contra empresas concessionárias de serviços públicos.
PORQUE
II- A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou de seu representante legal, informando de forma clara, direta e expressa, que deseja a instauração e prosseguimento de uma ação penal. Trata-se de uma autorização do ofendido ou seu representante para que o titular da ação penal, o Ministério Público, atue em seu nome.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A Lei nº 12.737/2012, também conhecida como Lei dos Crimes Cibernéticos, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Essa lei introduziu O artigo 154-A no código penal, que dispõe que :”Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa”. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir e a relação entre elas:
I- O Bem jurídico tutelado pelo artigo 154- A da lei 12.737/12 é a proteção da privacidade.
PORQUE
II-Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal, além a vontade de controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo. No entanto, a privacidade pode ser violada sem maiores consequências se for para emissão de matérias de entretenimento, ainda que fantasiosa, visto que o jornalismo leve e descontraído beneficia a coletividade. O bem estar coletivo deve prevalecer sobre o direito particular de determinada pessoa à sua privacidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
Somente a assertiva I está correta.
Somente as assertivas I e II estão corretas.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
A sociedade contemporânea vive o fenômeno das mídias digitais de forma intensa. Nelas, são veiculadas diariamente notícias verdadeiras e também fake news. Em algumas oportunidades, reconstroem fatos que causam traumas àqueles que viveram o evento ou que expõem em demasia ao público aquilo que se pretende privado. O mundo virtual é capaz de causar danos, riscos terminais à privacidade e à autonomia individual, emanados da ampla abertura da arena pública aos interesses privados [e também o inverso], e sua gradual mas incessante transformação numa espécie de teatro de variedades dedicado à diversão ligeira.
BAUMAN, Z. Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013 (adaptado).
A partir das ideias apresentadas, analise as assertivas a seguir:
I- A velocidade, amplitude e profundidade dessa revolução nos provoca um novo olhar para o desenvolvimento dos países, para o valor gerado pelas organizações bem como para o papel do ser humano nesse engendramento. Nesse sentido, a indústria 4.0 pode ser limitada à mudança impulsionada pela tecnologia.
II- A Internet é a tecnologia decisiva da Era da Informação, da mesma forma que o motor elétrico foi o vetor de transformação tecnológica da Era Industrial. Essa rede global de computadores, hoje amplamente baseada em plataformas de comunicação sem fio, fornece capacidade onipresente de comunicação interativa multimodal no tempo escolhido, transcendendo o espaço.
III- Por meio de um olhar crítico, pode-se afirmar que apesar de a Internet sido pensada para tornar as empresas mais eficientes, democratizar a educação e conectar pessoas separadas por grandes distâncias, Hoje, seu foco está na parte negativa da tecnologia, visto que o que mais se dissemina com a internet são a fraude, o roubo, a invasão de privacidade e a disseminação de discursos de ódio.
É correto o que se afirma em:
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva II está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
A sociedade está evoluindo tão rápido que é quase difícil acompanhá-la. Entre as inovações mais importantes das últimas décadas, a Internet deve certamente ser mencionada, sem a qual hoje seria difícil imaginar nossas vidas . Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir, e estabeleça a relação entre elas:
I- Todos os cidadãos têm o direito e a liberdade de usar qualquer tipo de tecnologia digital de maneira adequada e razoável.
PORQUE
II-Com o advento do marco civil da internet, fica claro e evidente que o acesso a internet passa a ser condição para a cidadania.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.A
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade que inclui os países mais ricos do mundo, em uma dada reunião de cúpula no ano de 2019, estabeleceu alguns princípios para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA). Ao todo, 42 países assinaram o documento, incluindo o Brasil. Concomitante ao conjunto de princípios, a OCDE também disponibilizou algumas recomendações, as quais são consideradas referências para políticos, investidores e empresas que se aventuram nas IAs.
Sobre as recomendações feitas pelas pela OCDE, relativas à Inteligência Artificial, analise as proposições a seguir:
I - Promover ecossistemas acessíveis de inteligência artificial, com infraestruturas e tecnologias digitais e mecanismos para compartilhamento de dados e conhecimento.
II - Colaborar internacional e intersetorialmente para compartilhar informações, desenvolver padrões e trabalhar para o gerenciamento responsável da inteligência artificial.
III - Criar um ambiente político que abre caminho para a implantação de sistemas de IA confiáveis.
Está em acordo com as recomendações da OCDE o que se descreve:
Nas proposições I e II apenas.
Nas proposições I, II e III.
Nas proposições I e III apenas.
Nas proposições II e III apenas.
Na proposição III apenas.
A inovação tecnológica está transformando todos os setores da economia e da sociedade. Da mídia às finanças, passando pela saúde, educação e comércio, não há atividade que escape das mudanças provocadas pela tecnologia. Especificamente relativo ao Agronegócio, analise as proposições a seguir e coloque “V” nas verdadeiras e “F” nas falsas.
( ) No Agronegócio, é plausível aceitar que ferramentas da Inteligência Artificial podem aumentar as capacidades humanas para melhorar a produtividade agrícola, incluindo monitoramento de safras, robótica e análise de previsão.
( ) Faz bastante sentido imaginar que o futuro, podemos comer alimentos que foram plantados, regados, monitorados, colhidos, classificados e entregues sem intervenção humana.
( ) Apesar do avanço da tecnologia em Inteligência Artificial, não se tem, ainda, nada que possa nos levar a crer que esta forma de tecnologia seja capaz de reconhecer doenças de culturas e danos causados por pragas. Razão pela qual, no Agronegócio, a IA praticamente não é aplicada.
( ) Por mais paradoxal que possa parecer, um motorista humano pode ensinar o layout da fazenda ao sistema do trator e depois tirar as mãos do volante que este navegará automaticamente pela fazenda e/ou terrenos particulares. São os chamados veículos autônomos.
( ) O uso de drones agrícolas já é uma realidade, em geral eles coletam imagens e outras estatísticas que uma ferramenta de IA combina com dados de imagens, clima, solo e patologia de plantas especializada para fornecer um painel visual da fazenda com sobreposições analíticas.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.
F - V- F - V - V.
V - V- F - V - V.
V - V- V - V - V.
V - V- V - F - V.
V - F- F - V - V.
A Lei 12.737/12, que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos, foi publicada no diário oficial da União no dia 03 de Dezembro de 2012.
Tal lei ganhou notoriedade porque, antes mesmo de publicada e sancionada, já havia recebido o nome de “Lei Carolina Dieckmann”. Tal apelido se deu em razão da repercussão do caso no qual a atriz teve seu computador invadido e seus arquivos pessoais subtraídos, inclusive com a publicação de fotos íntimas que rapidamente se espalharam pela internet através das redes sociais. Sobre o disposto na referida lei, analise as assertivas e a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I- Para os crimes definidos no Art. 154-A, somente se procede investigação mediante representação, incluindo o crime cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou contra empresas concessionárias de serviços públicos.
PORQUE
II- A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou de seu representante legal, informando de forma clara, direta e expressa, que deseja a instauração e prosseguimento de uma ação penal. Trata-se de uma autorização do ofendido ou seu representante para que o titular da ação penal, o Ministério Público, atue em seu nome.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A Lei nº 12.737/2012, também conhecida como Lei dos Crimes Cibernéticos, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Essa lei introduziu O artigo 154-A no código penal, que dispõe que :”Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa”. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir e a relação entre elas:
I- O Bem jurídico tutelado pelo artigo 154- A da lei 12.737/12 é a proteção da privacidade.
PORQUE
II-Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal, além a vontade de controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo. No entanto, a privacidade pode ser violada sem maiores consequências se for para emissão de matérias de entretenimento, ainda que fantasiosa, visto que o jornalismo leve e descontraído beneficia a coletividade. O bem estar coletivo deve prevalecer sobre o direito particular de determinada pessoa à sua privacidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
Somente a assertiva I está correta.
Somente a assertiva II está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e III estão corretas.
Somente as assertivas I e III estão corretas.
A sociedade está evoluindo tão rápido que é quase difícil acompanhá-la. Entre as inovações mais importantes das últimas décadas, a Internet deve certamente ser mencionada, sem a qual hoje seria difícil imaginar nossas vidas . Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir, e estabeleça a relação entre elas:
I- Todos os cidadãos têm o direito e a liberdade de usar qualquer tipo de tecnologia digital de maneira adequada e razoável.
PORQUE
II-Com o advento do marco civil da internet, fica claro e evidente que o acesso a internet passa a ser condição para a cidadania.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.A
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade que inclui os países mais ricos do mundo, em uma dada reunião de cúpula no ano de 2019, estabeleceu alguns princípios para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA). Ao todo, 42 países assinaram o documento, incluindo o Brasil. Concomitante ao conjunto de princípios, a OCDE também disponibilizou algumas recomendações, as quais são consideradas referências para políticos, investidores e empresas que se aventuram nas IAs.
Sobre as recomendações feitas pelas pela OCDE, relativas à Inteligência Artificial, analise as proposições a seguir:
I - Promover ecossistemas acessíveis de inteligência artificial, com infraestruturas e tecnologias digitais e mecanismos para compartilhamento de dados e conhecimento.
II - Colaborar internacional e intersetorialmente para compartilhar informações, desenvolver padrões e trabalhar para o gerenciamento responsável da inteligência artificial.
III - Criar um ambiente político que abre caminho para a implantação de sistemas de IA confiáveis.
Está em acordo com as recomendações da OCDE o que se descreve:
Nas proposições I e II apenas.
Nas proposições I, II e III.
Nas proposições I e III apenas.
Nas proposições II e III apenas.
Na proposição III apenas.
A inovação tecnológica está transformando todos os setores da economia e da sociedade. Da mídia às finanças, passando pela saúde, educação e comércio, não há atividade que escape das mudanças provocadas pela tecnologia. Especificamente relativo ao Agronegócio, analise as proposições a seguir e coloque “V” nas verdadeiras e “F” nas falsas.
( ) No Agronegócio, é plausível aceitar que ferramentas da Inteligência Artificial podem aumentar as capacidades humanas para melhorar a produtividade agrícola, incluindo monitoramento de safras, robótica e análise de previsão.
( ) Faz bastante sentido imaginar que o futuro, podemos comer alimentos que foram plantados, regados, monitorados, colhidos, classificados e entregues sem intervenção humana.
( ) Apesar do avanço da tecnologia em Inteligência Artificial, não se tem, ainda, nada que possa nos levar a crer que esta forma de tecnologia seja capaz de reconhecer doenças de culturas e danos causados por pragas. Razão pela qual, no Agronegócio, a IA praticamente não é aplicada.
( ) Por mais paradoxal que possa parecer, um motorista humano pode ensinar o layout da fazenda ao sistema do trator e depois tirar as mãos do volante que este navegará automaticamente pela fazenda e/ou terrenos particulares. São os chamados veículos autônomos.
( ) O uso de drones agrícolas já é uma realidade, em geral eles coletam imagens e outras estatísticas que uma ferramenta de IA combina com dados de imagens, clima, solo e patologia de plantas especializada para fornecer um painel visual da fazenda com sobreposições analíticas.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.
F - V- F - V - V.
V - V- F - V - V.
V - V- V - V - V.
V - V- V - F - V.
V - F- F - V - V.
A Lei 12.737/12, que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos, foi publicada no diário oficial da União no dia 03 de Dezembro de 2012.
Tal lei ganhou notoriedade porque, antes mesmo de publicada e sancionada, já havia recebido o nome de “Lei Carolina Dieckmann”. Tal apelido se deu em razão da repercussão do caso no qual a atriz teve seu computador invadido e seus arquivos pessoais subtraídos, inclusive com a publicação de fotos íntimas que rapidamente se espalharam pela internet através das redes sociais. Sobre o disposto na referida lei, analise as assertivas e a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I- Para os crimes definidos no Art. 154-A, somente se procede investigação mediante representação, incluindo o crime cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou contra empresas concessionárias de serviços públicos.
PORQUE
II- A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou de seu representante legal, informando de forma clara, direta e expressa, que deseja a instauração e prosseguimento de uma ação penal. Trata-se de uma autorização do ofendido ou seu representante para que o titular da ação penal, o Ministério Público, atue em seu nome.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A Lei nº 12.737/2012, também conhecida como Lei dos Crimes Cibernéticos, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Essa lei introduziu O artigo 154-A no código penal, que dispõe que :”Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa”. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir e a relação entre elas:
I- O Bem jurídico tutelado pelo artigo 154- A da lei 12.737/12 é a proteção da privacidade.
PORQUE
II-Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal, além a vontade de controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo. No entanto, a privacidade pode ser violada sem maiores consequências se for para emissão de matérias de entretenimento, ainda que fantasiosa, visto que o jornalismo leve e descontraído beneficia a coletividade. O bem estar coletivo deve prevalecer sobre o direito particular de determinada pessoa à sua privacidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.A
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade que inclui os países mais ricos do mundo, em uma dada reunião de cúpula no ano de 2019, estabeleceu alguns princípios para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA). Ao todo, 42 países assinaram o documento, incluindo o Brasil. Concomitante ao conjunto de princípios, a OCDE também disponibilizou algumas recomendações, as quais são consideradas referências para políticos, investidores e empresas que se aventuram nas IAs.
Sobre as recomendações feitas pelas pela OCDE, relativas à Inteligência Artificial, analise as proposições a seguir:
I - Promover ecossistemas acessíveis de inteligência artificial, com infraestruturas e tecnologias digitais e mecanismos para compartilhamento de dados e conhecimento.
II - Colaborar internacional e intersetorialmente para compartilhar informações, desenvolver padrões e trabalhar para o gerenciamento responsável da inteligência artificial.
III - Criar um ambiente político que abre caminho para a implantação de sistemas de IA confiáveis.
Está em acordo com as recomendações da OCDE o que se descreve:
Nas proposições I e II apenas.
Nas proposições I, II e III.
Nas proposições I e III apenas.
Nas proposições II e III apenas.
Na proposição III apenas.
A inovação tecnológica está transformando todos os setores da economia e da sociedade. Da mídia às finanças, passando pela saúde, educação e comércio, não há atividade que escape das mudanças provocadas pela tecnologia. Especificamente relativo ao Agronegócio, analise as proposições a seguir e coloque “V” nas verdadeiras e “F” nas falsas.
( ) No Agronegócio, é plausível aceitar que ferramentas da Inteligência Artificial podem aumentar as capacidades humanas para melhorar a produtividade agrícola, incluindo monitoramento de safras, robótica e análise de previsão.
( ) Faz bastante sentido imaginar que o futuro, podemos comer alimentos que foram plantados, regados, monitorados, colhidos, classificados e entregues sem intervenção humana.
( ) Apesar do avanço da tecnologia em Inteligência Artificial, não se tem, ainda, nada que possa nos levar a crer que esta forma de tecnologia seja capaz de reconhecer doenças de culturas e danos causados por pragas. Razão pela qual, no Agronegócio, a IA praticamente não é aplicada.
( ) Por mais paradoxal que possa parecer, um motorista humano pode ensinar o layout da fazenda ao sistema do trator e depois tirar as mãos do volante que este navegará automaticamente pela fazenda e/ou terrenos particulares. São os chamados veículos autônomos.
( ) O uso de drones agrícolas já é uma realidade, em geral eles coletam imagens e outras estatísticas que uma ferramenta de IA combina com dados de imagens, clima, solo e patologia de plantas especializada para fornecer um painel visual da fazenda com sobreposições analíticas.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.
F - V- F - V - V.
V - V- F - V - V.
V - V- V - V - V.
V - V- V - F - V.
V - F- F - V - V.
A Lei 12.737/12, que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos, foi publicada no diário oficial da União no dia 03 de Dezembro de 2012.
Tal lei ganhou notoriedade porque, antes mesmo de publicada e sancionada, já havia recebido o nome de “Lei Carolina Dieckmann”. Tal apelido se deu em razão da repercussão do caso no qual a atriz teve seu computador invadido e seus arquivos pessoais subtraídos, inclusive com a publicação de fotos íntimas que rapidamente se espalharam pela internet através das redes sociais. Sobre o disposto na referida lei, analise as assertivas e a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I- Para os crimes definidos no Art. 154-A, somente se procede investigação mediante representação, incluindo o crime cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou contra empresas concessionárias de serviços públicos.
PORQUE
II- A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou de seu representante legal, informando de forma clara, direta e expressa, que deseja a instauração e prosseguimento de uma ação penal. Trata-se de uma autorização do ofendido ou seu representante para que o titular da ação penal, o Ministério Público, atue em seu nome.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A Lei nº 12.737/2012, também conhecida como Lei dos Crimes Cibernéticos, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Essa lei introduziu O artigo 154-A no código penal, que dispõe que :”Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa”. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir e a relação entre elas:
I- O Bem jurídico tutelado pelo artigo 154- A da lei 12.737/12 é a proteção da privacidade.
PORQUE
II-Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal, além a vontade de controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo. No entanto, a privacidade pode ser violada sem maiores consequências se for para emissão de matérias de entretenimento, ainda que fantasiosa, visto que o jornalismo leve e descontraído beneficia a coletividade. O bem estar coletivo deve prevalecer sobre o direito particular de determinada pessoa à sua privacidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
Nas proposições I e II apenas.
Nas proposições I, II e III.
Nas proposições I e III apenas.
Nas proposições II e III apenas.
Na proposição III apenas.
A inovação tecnológica está transformando todos os setores da economia e da sociedade. Da mídia às finanças, passando pela saúde, educação e comércio, não há atividade que escape das mudanças provocadas pela tecnologia. Especificamente relativo ao Agronegócio, analise as proposições a seguir e coloque “V” nas verdadeiras e “F” nas falsas.
( ) No Agronegócio, é plausível aceitar que ferramentas da Inteligência Artificial podem aumentar as capacidades humanas para melhorar a produtividade agrícola, incluindo monitoramento de safras, robótica e análise de previsão.
( ) Faz bastante sentido imaginar que o futuro, podemos comer alimentos que foram plantados, regados, monitorados, colhidos, classificados e entregues sem intervenção humana.
( ) Apesar do avanço da tecnologia em Inteligência Artificial, não se tem, ainda, nada que possa nos levar a crer que esta forma de tecnologia seja capaz de reconhecer doenças de culturas e danos causados por pragas. Razão pela qual, no Agronegócio, a IA praticamente não é aplicada.
( ) Por mais paradoxal que possa parecer, um motorista humano pode ensinar o layout da fazenda ao sistema do trator e depois tirar as mãos do volante que este navegará automaticamente pela fazenda e/ou terrenos particulares. São os chamados veículos autônomos.
( ) O uso de drones agrícolas já é uma realidade, em geral eles coletam imagens e outras estatísticas que uma ferramenta de IA combina com dados de imagens, clima, solo e patologia de plantas especializada para fornecer um painel visual da fazenda com sobreposições analíticas.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.
F - V- F - V - V.
V - V- F - V - V.
V - V- V - V - V.
V - V- V - F - V.
V - F- F - V - V.
A Lei 12.737/12, que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos, foi publicada no diário oficial da União no dia 03 de Dezembro de 2012.
Tal lei ganhou notoriedade porque, antes mesmo de publicada e sancionada, já havia recebido o nome de “Lei Carolina Dieckmann”. Tal apelido se deu em razão da repercussão do caso no qual a atriz teve seu computador invadido e seus arquivos pessoais subtraídos, inclusive com a publicação de fotos íntimas que rapidamente se espalharam pela internet através das redes sociais. Sobre o disposto na referida lei, analise as assertivas e a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I- Para os crimes definidos no Art. 154-A, somente se procede investigação mediante representação, incluindo o crime cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou contra empresas concessionárias de serviços públicos.
PORQUE
II- A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou de seu representante legal, informando de forma clara, direta e expressa, que deseja a instauração e prosseguimento de uma ação penal. Trata-se de uma autorização do ofendido ou seu representante para que o titular da ação penal, o Ministério Público, atue em seu nome.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A Lei nº 12.737/2012, também conhecida como Lei dos Crimes Cibernéticos, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Essa lei introduziu O artigo 154-A no código penal, que dispõe que :”Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa”. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir e a relação entre elas:
I- O Bem jurídico tutelado pelo artigo 154- A da lei 12.737/12 é a proteção da privacidade.
PORQUE
II-Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal, além a vontade de controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo. No entanto, a privacidade pode ser violada sem maiores consequências se for para emissão de matérias de entretenimento, ainda que fantasiosa, visto que o jornalismo leve e descontraído beneficia a coletividade. O bem estar coletivo deve prevalecer sobre o direito particular de determinada pessoa à sua privacidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
F - V- F - V - V.
V - V- F - V - V.
V - V- V - V - V.
V - V- V - F - V.
V - F- F - V - V.
A Lei 12.737/12, que dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos, foi publicada no diário oficial da União no dia 03 de Dezembro de 2012.
Tal lei ganhou notoriedade porque, antes mesmo de publicada e sancionada, já havia recebido o nome de “Lei Carolina Dieckmann”. Tal apelido se deu em razão da repercussão do caso no qual a atriz teve seu computador invadido e seus arquivos pessoais subtraídos, inclusive com a publicação de fotos íntimas que rapidamente se espalharam pela internet através das redes sociais. Sobre o disposto na referida lei, analise as assertivas e a seguir e estabeleça a relação entre elas.
I- Para os crimes definidos no Art. 154-A, somente se procede investigação mediante representação, incluindo o crime cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou contra empresas concessionárias de serviços públicos.
PORQUE
II- A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou de seu representante legal, informando de forma clara, direta e expressa, que deseja a instauração e prosseguimento de uma ação penal. Trata-se de uma autorização do ofendido ou seu representante para que o titular da ação penal, o Ministério Público, atue em seu nome.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A Lei nº 12.737/2012, também conhecida como Lei dos Crimes Cibernéticos, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Essa lei introduziu O artigo 154-A no código penal, que dispõe que :”Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa”. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir e a relação entre elas:
I- O Bem jurídico tutelado pelo artigo 154- A da lei 12.737/12 é a proteção da privacidade.
PORQUE
II-Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal, além a vontade de controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo. No entanto, a privacidade pode ser violada sem maiores consequências se for para emissão de matérias de entretenimento, ainda que fantasiosa, visto que o jornalismo leve e descontraído beneficia a coletividade. O bem estar coletivo deve prevalecer sobre o direito particular de determinada pessoa à sua privacidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A Lei nº 12.737/2012, também conhecida como Lei dos Crimes Cibernéticos, dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos. Essa lei introduziu O artigo 154-A no código penal, que dispõe que :”Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa”. Diante do exposto, analise as assertivas a seguir e a relação entre elas:
I- O Bem jurídico tutelado pelo artigo 154- A da lei 12.737/12 é a proteção da privacidade.
PORQUE
II-Privacidade é o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal, além a vontade de controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo. No entanto, a privacidade pode ser violada sem maiores consequências se for para emissão de matérias de entretenimento, ainda que fantasiosa, visto que o jornalismo leve e descontraído beneficia a coletividade. O bem estar coletivo deve prevalecer sobre o direito particular de determinada pessoa à sua privacidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.